quinta-feira, 9 de agosto de 2018

FIXE O CONHECIMENTO: A CIÊNCIA DA APRENDIZAGEM BEM-SUCEDIDA

TRADUÇÃO




Informações Técnicas

Formato: 23x16
Páginas: 256
ISBN: 9788584291243
Ano: 2018

Referência

BROWN, P.; ROEDIGER III, H. L.; McDANIEL, M. A. Fixe o conhecimento : a ciência da aprendizagem bem-sucedida. Porto Alegre: Penso, 2018. 236 p.

RESUMO

Aprender nem sempre é uma tarefa fácil, e muitas das estratégias de aprendizagem consagradas estão equivocadas. Em Fixe o conhecimento: a ciência da aprendizagem bem-sucedida, Peter C. Brown, Henry L. Roediger III e Mark A. McDaniel abordam o tema de forma acessível, transformando anos de pesquisa na área da ciência cognitiva em ciência educacional. Inclui casos reais e técnicas concretas voltadas a professores, estudantes, treinadores, gestores e todos aqueles interessados na aprendizagem mais eficaz ao longo da vida.

SUMÁRIO

Apresentação à edição brasileira

Capítulo 1. A aprendizagem é mal compreendida
Capítulo 2. Para aprender, recupere as informações
Capítulo 3. A prática espaçada e intercalada
Capítulo 4. Enfrente as dificuldades
Capítulo 5. Evite a ilusão de que você já sabe
Capítulo 6. Vá além dos estilos de aprendizagem
Capítulo 7. Aumente suas habilidades
Capítulo 8. Fixe o conhecimento

Notas
Leituras sugeridas
Índice
EQUIPE
Tradução: Henrique de Oliveira Guerra

Revisão técnica: Claudio de Moura Castro, Economista. Mestre pela Yale University e doutor pela Vanderbilt University. Pesquisador em Educação.
Comentário: Traduzir este livro me proporcionou muitos e profícuos momentos de aprendizagem. Além de aprender sobre a terminologia usada pelos cientistas do ramo da sedimentação e recuperação das informações no cérebro, fui aprendendo também muitas dicas sobre o assunto, tudo bem fundamentado em estudos científicos. Os autores vão desmistificando todas as crenças sobre como estudar e, em particular, demonstram que a tática de ler e reler não é eficaz a médio, longo prazo. Quais são as alternativas? Basta ler a obra para saber. Para quem se interessa por ciência e por técnicas de aprendizagem, é um livro simplesmente imperdível. O livro contou com a revisão técnica do grande especialista Claudio de Moura Castro, que, além de fazer a revisão técnica, contribuiu com notas explicativas. Em tempo: a capa ficou simplesmente incrível!

terça-feira, 3 de julho de 2018

APRENDIZAGEM INVERTIDA para resolver o problema do dever de casa

TRADUÇÃO




Resumo

O dever de casa é uma oportunidade para continuar aprendendo depois que o sinal da escola toca. De que modo os professores podem mudar a maneira como os alunos veem essa atividade e assegurar-se de que eles ainda se beneficiem com o conhecimento adicional? É simples: invertendo a aprendizagem! Neste livro, Jonathan Bergmann, um dos pioneiros do método Flipped Classroom, discute o motivo pelo qual o dever de casa tradicional causa tanta frustração nos estudantes. Além de elucidar o aumento da capacidade de aprendizagem por meio do dever de casa invertido, o autor sugere atividades engajadoras que tornam os estudantes participantes ativos na experiência de sala de aula.


Sumário

Capítulo 1. Vantagens do dever de casa invertido
Capítulo 2. Os diferenciais de um bom dever de casa invertido
Capítulo 3. Estratégias invertidas para educadores
Capítulo 4. Avaliando deveres de casa invertidos
Capítulo 5. Estratégias para escolas, gestores e pais
Capítulo 6. Alinhavando tudo até aqui

Apêndices
Referências
Índice




Equipe

Tradução: Henrique de Oliveira Guerra

Revisão técnica: Marcelo L. D. S. Gabriel, Doutor em Educação: Ciência e Tecnologia pela Universidade, Estadual de Campinas (UNICAMP).

Informações Técnicas

Formato: 23x16
Páginas: 104
ISBN: 9788584291229
Ano: 2018


Referência

BERGMANN, J. Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa. Porto Alegre: Penso, 2018. 93 p. 

Comentário: Foi uma tarefa edificante e proveitosa realizar a tradução desta obra. O autor é um professor de Química que, após décadas lecionando e percebendo o quanto os alunos e os próprios filhos sofriam com os famigerados "homeworks", resolveu inverter a lógica da sala de aula. A "aula expositiva" seria feita por meio de um vídeo que o aluno assiste em casa. Em aula, o aluno teria mais tempo para tirar dúvidas e fazer exercícios. Com essa estratégia, pais e filhos acabam com o sofrimento e o drama dos deveres de casa. Chega de deveres de casa estressantes e complicados que tomam o fim de semana inteiro! O dever de casa, agora, é assistir ao vídeo e anotar as dúvidas. A sala de aula invertida é um recurso para diversificar e modernizar o ensino. Neste rápido guia, Jonathan Bergmann introduz suas revolucionárias ideias e apresenta as diretrizes para adotá-las. No mínimo, um must para educadores de todos os níveis.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Desfoda-se: saia de sua cabeça e entre na sua vida

TRADUÇÃO



Detalhes do produto

  • Capa comum: 192 páginas
  • Editora: Figurati; Edição: 1 (20 de abril de 2018)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8542806425
  • ISBN-13: 978-8542806427
  • Dimensões do produto: 23 x 15,8 x 1,4 cm
  • Peso de envio: 358 g
Título original: Unf*ck yourself.


DERMATOLOGIA de Sampaio e Rivitti

COPREPARAÇÃO DE ORIGINAIS


Informações técnicas

  • Formato: 21X28
  • Peso: 4,70 kg
  • Páginas: 1648
  • ISBN: 9788536702759
  • Ano: 2018
Informações técnicas do eBook

  • Formato: DIGITAL
  • Páginas: 1648
  • ISBN: 9788536702766
  • Ano:: 2018
  • Resumo

    Dermatologia de Sampaio e Rivitti chega à 4ª edição, confirmando sua posição de obra fundamental na área por quase 50 anos. Somam-se à reconhecida experiência de seus idealizadores e colaboradores – presentes na formação de gerações de profissionais brasileiros –, um projeto gráfico moderno e que facilita o entendimento dos conteúdos abordados. Mais de 1.800 figuras ilustram os 102 capítulos da obra, contemplando assuntos tanto da área clínica quanto cirúrgica. Informações sobre anatomia e fisiologia da pele, fisiopatologia e imunologia cutânea, genética aplicada à dermatologia, técnicas e exames em dermatologia fornecem a base necessária para a compreensão do diagnóstico e tratamento das doenças cutâneas e da conservação da higidez da pele. Completam a obra capítulos sobre terapêuticas tópica, sistêmica e específica para feridas cutâneas, procedimentos e cirurgia dermatológica.

    Sumário

    Confira o sumário detalhado (clique aqui).
    PARTE I - Pele Normal
    PARTE II - Patologia Cutânea
    PARTE III - Semiologia e Métodos Complementares
    PARTE IV - Alterações Morfológicas Cutâneas Epidermodérmicas
    PARTE V - Afecções dos Anexos Cutâneos
    PARTE VI - Alterações do Colágeno, Hipoderme, Cartilagens e Vasos
    PARTE VII - Infecções e Infestações
    PARTE VIII - Dermatoses por Noxas Químicas, Físicas e Mecânicas
    PARTE IX - Inflamações e Granulomas não Infecciosos
    PARTE X - Dermatoses Metabólicas
    PARTE XI - Afecções Psicogênicas, Psicossomáticas e Neurogênicas
    PARTE XII - Dermatoses por Imunodeficiência
    PARTE XIII - Afecções Congênitas e Hereditárias
    PARTE XIV - Cistos e Neoplasias
    PARTE XV - Dermatoses em Estados Fisiológicos
    PARTE XVI - Sinopses Regionais
    PARTE XVII - Dermatoses Relacionadas ao Trabalho e aos Esportes
    PARTE XVIII - Terapêutica
    Apêndice
    Referências
    Índice

    Autores

    Evandro A. Rivitti Professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
    RIVITTI. E. Dermatologia de Sampaio e Rivitti. 4. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018. 1636 p.
Comentário: Ajudei a fazer a preparação de originais, ficando responsável por vários capítulos da obra, que contou com a colaboração de mais duas profissionais nessa etapa editorial: Carine Prates e Luana Neumann. Cada preparador(a) se comunicou com os outros para padronizar termos e tirar dúvidas. Um trabalho bastante minucioso que, como sempre acontece em obras desse peso (quase 5 kg!) e envergadura, exigiu fôlego de todas as pessoas envolvidas no processo. A recompensa sempre chega quando a obra é finalizada e publicada, sempre com o capricho editorial do Grupo A. As informações acima foram extraídas do site da Editora, na página sobre o livro.