terça-feira, 3 de julho de 2018

APRENDIZAGEM INVERTIDA para resolver o problema do dever de casa

TRADUÇÃO




Resumo

O dever de casa é uma oportunidade para continuar aprendendo depois que o sinal da escola toca. De que modo os professores podem mudar a maneira como os alunos veem essa atividade e assegurar-se de que eles ainda se beneficiem com o conhecimento adicional? É simples: invertendo a aprendizagem! Neste livro, Jonathan Bergmann, um dos pioneiros do método Flipped Classroom, discute o motivo pelo qual o dever de casa tradicional causa tanta frustração nos estudantes. Além de elucidar o aumento da capacidade de aprendizagem por meio do dever de casa invertido, o autor sugere atividades engajadoras que tornam os estudantes participantes ativos na experiência de sala de aula.

Sumário

Capítulo 1. Vantagens do dever de casa invertido
Capítulo 2. Os diferenciais de um bom dever de casa invertido
Capítulo 3. Estratégias invertidas para educadores
Capítulo 4. Avaliando deveres de casa invertidos
Capítulo 5. Estratégias para escolas, gestores e pais
Capítulo 6. Alinhavando tudo até aqui

Apêndices
Referências
Índice


Equipe

Tradução: Henrique de Oliveira Guerra

Revisão técnica: Marcelo L. D. S. Gabriel, Doutor em Educação: Ciência e Tecnologia pela Universidade, Estadual de Campinas (UNICAMP).

Informações Técnicas

Formato: 23x16
Páginas: 104
ISBN: 9788584291229
Ano: 2018

Referência

BERGMANN, J. Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa. Porto Alegre: Penso, 2018. 93 p. 

Comentário: Foi uma tarefa edificante e proveitosa realizar a tradução desta obra. O autor é um professor de Química que, após décadas lecionando e percebendo o quanto os alunos e os próprios filhos sofriam com os famigerados "homeworks", resolveu inverter a lógica da sala de aula. A "aula expositiva" seria feita por meio de um vídeo que o aluno assiste em casa. Em aula, o aluno teria mais tempo para tirar dúvidas e fazer exercícios. Com essa estratégia, pais e filhos acabam com o sofrimento e o drama dos deveres de casa. Chega de deveres de casa estressantes e complicados que tomam o fim de semana inteiro! O dever de casa, agora, é assistir a ao vídeo e anotar as dúvidas. A sala de aula invertida é um recurso para diversificar e modernizar o ensino. Neste rápido guia, Jonathan Bergmann introduz suas revolucionárias ideias e apresenta as diretrizes para adotá-las. No mínimo, um must para educadores de todos os níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário