segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Portal do destino

TRADUÇÃO

PORTAL DO DESTINO - POSTERN OF FATE
Agatha Christie
Tradução de Henrique Guerra
“Passado e presente se encaixam de modo impressionante... um autêntico tour de force”. Observer
“Suave e primorosamente cadenciado, convence sem esforço.” New York Times
Com os filhos criados, Tommy e Tuppence agora querem esquecer os velhos tempos de contraespionagem e desfrutar o sossego de uma bonita casa no litoral inglês. Junto com a casa os dois compram uma coleção de livros. Tuppence começa a organizar as estantes e, de repente, ao folhar as páginas de A flecha negra, de R. L. Stevenson, se depara com uma estranha mensagem: “Mary Jordan não morreu de morte natural”. Ao investigar um mistério de décadas atrás, o casal Beresford nem sonha que a nova morada esconde perigos maiores do que simples buracos no assoalho.

Título: PORTAL DO DESTINO
Título Original: POSTERN OF FATE
Catálogo: Coleção L&PM Pocket
Gênero: Romance policial
Série: Agatha Christie
Referência: 848
Cód.Barras: 9788525419965
ISBN-13: 978.85.254.1996-5
Páginas: 272
1° Edição: março de 2010

Comentário: Traduzir Agatha Christie é, e sempre será, uma honra inenarrável para quem é fã declarado da autora. O mais interessante é que agora, um pouco mais maduro que quando li pela primeira vez os livros dela (numa época da minha vida, confesso, que nem me dava conta que existia um tradutor fazendo a ponte), consigo perceber características de sua obra que então eu não percebia. Por exemplo, o humor sutil, britanicamente sutil, as tiradas, os aforismos, as aliterações, os trocadilhos, enfim, muita coisa literária mesmo. Talvez eu esteja exagerando, mas considero que há mais filosofia nas páginas de Agatha do que em geral se supõe. Este livro, Postern of fate, não é um livro "normal" da carreira dela. É o último livro com material original que ela escreveu e lançou em sua prolífica carreira. Já octogenária, Agatha ditou o conteúdo no ditafone. Daí a impressão que o leitor tem de certa falta de continuidade, certa estranheza no andamento, certa vagueza no fio condutor. Ainda assim, em se tratando dos diálogos dos protagonistas, Tommy e Tuppence, a autora revela o seu incomensurável talento. Algumas cenas protagonizadas por Tuppence se destacam pela carga emotiva, pois remetem a fatos flagrantemente autobiográficos, como a em que ela descreve brincadeiras da infância.
Como romance policial puro e simples, e para quem quer se iniciar na obra de Agatha, Portal do destino é um livro não indicado. Mas para iniciados é um livro curioso e interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário